segunda-feira, 11 de março de 2019

VAMOS SABER UM POUCO MAIS SOBRE A PCH INVERNADINHA??


O projeto inicial da PCH Invernadinha previa circuito hidráulico na margem esquerda, potência instalada de 11 MW e área alagada de 6,99 hectares.

No ano de 2015, o arranjo geral da PCH Invernadinha passou por processo de revisão, onde por meio de algumas mudanças, foi possível aumentar a potência instalada para 18 MW e ainda reduzir a área alagada do reservatório para apenas 2,87 hectares.

Para formação do reservatório da PCH será instalado no leito do rio Marrecas uma barragem e vertedor, que juntos terão extensão de 156 metros, a água do reservatório seguirá pela tomada d'água que será instalada na margem direita do corpo hídrico.

Na sequência a água seguirá por 2500 metros pelo canal de adução da usina, passará então para o túnel de adução por um trecho de 1300 metros, seguirá por 155 metros por condutos forçados e por fim chegará a casa de força do empreendimento, onde passará por turbinas  para geração de energia.

Após passar pelas turbinas á mesma quantidade captada no reservatório do empreendimento será devolvida ao rio Marrecas por meio do canal de fuga da PCH.

As estruturas da PCH e processo de geração de energia podem ser observadas no vídeo abaixo:






O arranjo geral da PCH Invernadinha pode ser observado abaixo:



Arranjo geral da PCH Invernadinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário